Concelho - Dados Estatísticos

A população do Concelho de Ansião observou desde 1864 um aumento constante até meados de 1930, altura em que o seu declínio se tornou evidente, fenómeno que pode estar relacionado com as conjunturas políticas contrastantes em Portugal e na Europa no final da II Guerra Mundial, que motivaram também uma forte emigração por parte dos cidadãos nacionais. No entanto, em meados da década de 1960 registou-se um pequeno aumento populacional, provavelmente motivado pelo regresso das populações das antigas colónias Portuguesas, em conjunto com as políticas de desincentivo à emigração efectuadas pelos países de destino. Desde então, tem-se registado um decréscimo contínuo na população do Concelho de Ansião, à semelhança do que se tem registado um pouco por toda a região e mesmo país, sintoma das sociedades modernas dos países desenvolvidos que se caracteriza pelo forte envelhecimento da população e enfraquecimento dos estratos etários mais jovens.

Os dados preliminares dos Censos 2011 vieram confirmar, para a generalidade do Pinhal Interior Norte, o cenário de envelhecimento e decréscimo da população. Uma tendência verificada nos últimos estudos censitários à população Portuguesa e que se acentua nos concelhos que, integrando a NUT II do Pinhal Interior Norte, pertencem também ao distrito de Leiria.

E, nesse aspeto, Ansião consegue de alguma forma limitar as perdas populacionais, em comparação com concelhos vizinhos. Provavelmente apoiada nos investimentos tendentes à criação de emprego e precursores de qualidade de vida, Ansião apresenta uma taxa de diminuição da população, por comparação com 2001, (-4,31%) substancialmente menor que as de Alvaiázere (-13,69%), Castanheira de Pêra (-14,52%), Figueiró dos Vinhos (-16,38%) e Pedrógão Grande (-10,96%).

Poderemos através do quadro 1.1 a variação negativa de população em freguesias predominantemente rurais (APR) e um crescente de população em áreas mediamente urbanas (AMU) de acordo com classificações administrativas do INE.

Apresentamos nas figuras seguintes o comparativo dos principais indicadores de variação entre os anos de 2001 e 2011, onde verificamos que houve um decréscimo de população em 2011 (-4.31%) comparativamente com 2001, mas um aumento francamente significativo e positivo de Alojamentos (9,8%), de Familias (2,2%) e de Edifícios (8,6%) no Concelho de Ansião.