Concelho - Localização

O concelho de Ansião pertence ao Distrito de Leiria e situa-se entre o Litoral e o Interior, na zona do Pinhal Interior Norte. É servido diretamente pelo IC8, que liga Figueira da Foz a Madrid, e pela A 13, que une Condeixa-a-Nova a Setúbal. Nas suas proximidades beneficia do IC1 e do IC2 e está a cerca de 20 quilómetros de Pombal, onde se encontram o nó de acesso à Auto-estrada A1, assim como a linha do Norte, principal via ferroviária do País.

enquadramento

 

O Concelho de Ansião faz fronteira no Distrito de Leiria com os Concelhos de Pombal, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, e no Distrito de Coimbra com os Concelhos de Penela e Soure.

Como já foi referido, faz parte da NUT do Pinhal Interior Norte, a que pertencem também os concelhos de Alvaiázere, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.
 
 
NUT III – Pinhal Interior Norte
 
O território Concelhio é constituído pelas Freguesias de Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Pousaflores e  Santiago da Guarda.
 
 

freguesias

Enquadramento das Freguesias
 
 
 

Os aglomerados que concentram o maior número de população situam-se nas Freguesias de Ansião, Avelar, Chão de Couce e Santiago da Guarda, pelo que são estes os núcleos urbanos com maior expressividade do Concelho.

As pequenas cidades e vilas, dispersas em territórios predominantemente rurais, são indispensáveis para garantir a coerência de um sistema urbano equilibrado, podendo e devendo vir a constituir pólos de desenvolvimento dos territórios. Esta poderá ser a base para estratégias de ação, para que as pequenas cidades e vilas possam desempenhar eficazmente o seu papel como pontos fulcrais de desenvolvimento regional e contribuir para a qualidade de vida e fixação das suas populações.