Acção Social - Voluntariado

Seja voluntário e faça o mundo melhor!

A Câmara Municipal de Ansião, no âmbito do Pelouro da Ação social está a implementar o Banco Local de Voluntariado, que visa incentivar e promover a atividade de voluntariado no concelho.

O Banco de Voluntariado pretende ser um espaço de encontro entre pessoas interessadas em oferecer a sua disponibilidade para dinamizar um conjunto de ações inerentes à condição de cidadania ativa e solidária.

Podem ser promotoras de voluntariado as entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que promovam ou pretendam promover projectos de voluntariado no Concelho, tais como I.P.S.S.s, Juntas de Freguesia, associações, serviços de saúde, etc.
      
O trabalho de voluntariado é uma atividade não remunerada, exercida em benefício da sociedade, que fortalece o sentido de solidariedade e de responsabilidade social. Constitui-se como uma forma de gratificação pessoal para quem trabalha, ao mesmo tempo que oferece novas experiências e mais oportunidades de aprendizagem. O tempo que cada um dedica ao trabalho voluntário depende exclusivamente da sua vontade e disponibilidade. São inúmeras as áreas de atividade em que é possível exercer ou apresentar projetos de voluntariado e disponibilizar oportunidades nos domínios do interesse social e comunitário, tais como ação social, ação cívica, ambiente, cultura, desporto, património e saúde.
Os interessados em fazer parte deste Banco Local de Voluntariado podem fazer a sua inscrição junto do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Ansião.