Áreas de Actividade - Cultura

A Cultura é a identidade de um povo e, em Ansião, temos uma identidade forte, alicerçada em história, tradição e saber. Mas também em ambição, porque o futuro é mais à frente e é para lá que caminhamos. Com propostas adaptadas a todas as faixas etárias, assumimos o desafio de, constantemente, nos enriquecermos culturalmente e oferecermos, a quem aqui vive ou nos visita, motivos de orgulho e satisfação.

Assim, são designadamente competências desta área:

  • Coordenar o Plano de Dinamização Cultural;
  • Criar e enraizar hábitos culturais;
  • Incentivar actividades que promovam valores culturais tradicionais e contemporâneos da região;
  • Apoiar a edição e a difusão de informação relativa ao património cultural;
  • Apoiar projectos no âmbito do teatro, dança ou da música;
  • Criar e reabilitar espaços culturais, que possam funcionar como espaços para mostra de diversas artes;
  • Coordenar e dinamizar a Biblioteca Municipal e respectivos Pólos;
  • Implementar a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares;
  • Gerir, coordenar e dinamizar o Centro Cultural;
  • Apoiar o forte movimento associativo do concelho;

Em 2016 a promoção do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, integrado no projecto Villa Sicó, continuará a ser uma prioridade. O circuito da Romanização, a par com o património muito rico da Região das Terras de Sicó, será o eixo orientador desta estratégia integrada.

Iremos apresentar uma candidatura no sentido de conseguirmos financiamento para a musealização do espaço, criando percursos expositivos e disponibilizando informação referente à História do Monumento, tentando desta forma potenciar e continuar a promover o nosso único monumento nacional.

A par com a promoção do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, iremos proporcionar visitas aos sítios da Mina e Chousa do Buraco, no Poço do Carvalhal, onde foram realizadas sondagens arqueológicas que permitiram identificar uma villa romana dos séculos IV- V, assim como duas estruturas subterrâneas do mesmo período. Uma dessas cisternas será exemplar único no nosso país, quer pelas suas dimensões (14m de comprimento; 2,15 m de largura e cerca de 2m de altura)  quer pela sua função (armazenamento de água). Esta cisterna pertencia ao espaço da área rústica da villa romana. Daremos continuidade às actividades de animação na Biblioteca Municipal assim como nas Bibliotecas Escolares. Consolidaremos o trabalho iniciado no Arquivo Municipal, colocando à disposição da população a documentação existente.