Proteção Civil - PMEPC - Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil

O que é um Plano Municipal de Emergência (PME)?

Um plano municipal de emergência de protecção civil é um documento formal que define o modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil a nível municipal.
Deverá também permitir antecipar os cenários susceptíveis de desencadear um acidente grave ou catástrofe, definindo a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência.
Na prática, o Plano Municipal de Emergência exprime um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, destinado a fazer face a uma situação de acidente grave ou catástrofe e a minimizar as suas consequências.
O PME é elaborado de acordo com a Directiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecção civil (Resolução 25/2008).

Neste sentido, o Município de Ansião encontra-se no processo de reformulação do seu Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, encontrando-se na fase de consulta pública até ao dia 16 de junho, estando o mesmo disponível em formato digital ou para consulta física no edifício dos Paços do Concelho.

Anexos