Juntas de Freguesia - Chão de Couce

Zona de lazer de Chão de Couce
Zona de lazer de Chão de Couce 

JUNTA DE FREGUESIA


DADOS DA FREGUESIA

  • Área: 25,10 km²
  • População: 1.992 hab. (2011)
  • Densidade: 93,6 hab./km²
  • Coordenadas GPS: 39°53'32.71"N - 8°22'5.71"W


ARMAS

Escudo de ouro, castanheiro arrancado de verde e frutado de prata, entre uma paleta de pintor de vermelho, com pincel de sua cor, em chefe, e um monte de três cômoros de verde, em campanha. Coroa mural de prata de quatro torres (característica das vilas). Listel branco, com legenda a negro: "CHÃO DE COUCE".
[Diário da República, n.º 36, de 12 de Fevereiro de 1998, III Série (p.3.404)]


BREVE HISTÓRIA

Localizada a Sul do Concelho, tem uma área aproximada de 25,10 km² e uma população de 1.992 habitantes. É atravessada pelo IC8 e pelo IC3 e faz fronteira com as freguesias de Avelar, Ansião e Pousaflores e com os Concelhos de Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos.
Na primeira referência, Chão de Couce surge como Palhais (que significa fertilidade), e mais tarde o nome para designar esta terra muda para Couce ou Chão de Couce. Prova disto são documentos do século XVI e até mais tardios. A toponímia de Couce revela uma zona baixa e plana, mas segundo José Leite Vasconcelos, em Lições de Filologia Portuguesa, Couce deriva do vocábulo Alcouço, que significa do sul. O termo Chão aparece mais tarde. Chão de Couce recebeu o foral em 1514 pelo rei D. Manuel I, juntamente com Avelar, Pousaflores, Aguda e Maças Dona Maria, formando as “Cinco Vilas”.


OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Principais locais de interesse: Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Miradouro do Quartinho, Zona de Lazer de Chão de Couce, Quinta de Cima, Serra da Ameixieira.
  • Colectividades: Lusitano Ginásio de Chão de Couce, Associação Cultural e Recreativa Margaridas da Serra, Associação de Recreio e Beneficência de Chão de Couce.
  • Instituições: Centro de Bem Estar Social de Chão de Couce, Fundação D. Fernanda Marques.