Juntas de Freguesia - Santiago da Guarda

Junta de Freguesia de Santiago da Guarda
Junta de Freguesia de Santiago da Guarda 
Junta de Freguesia de Santiago da Guarda
Junta de Freguesia de Santiago da Guarda 
Junta de Freguesia de Santiago da Guarda
Junta de Freguesia de Santiago da Guarda 

JUNTA DE FREGUESIA


DADOS DA FREGUESIA

  • Área: 42,50 km²
  • População: 3.147 hab. (2011)
  • Densidade: 75,6 hab./km²
  • Coordenadas GPS: 39°56´51.32"N - 8°28´49.74"W


ARMAS

Escudo de púrpura, torre quadrangular de prata, lavrada de negro, aberta e iluminada de verde, entre duas espigas de milho de ouro, realçadas de negro; em chefe, vieira de ouro, realçada de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "SANTIAGO da GUARDA".


BREVE HISTÓRIA

Faz fronteira com as freguesias de Alvorge e Ansião e com os Concelhos de Penela e Soure.
Santiago da Guarda é povoada desde os primórdios da humanidade, o que é testemunhado por diversos vestígios arqueológicos encontrados, designadamente machados e artefactos neolíticos no Monte Alvão, lugares de Guarda e Moita Santa, e também muita cerâmica, pedaços de vasilhas, restos de tegulae e imbrices, na zona do Poço do Carvalhal (Várzea), mosaicos e construções romanas sob o Paço dos Condes de Castelo Melhor e um troço bem conservado de estrada romana, próximo do Vale de Boi.
Durante o 1.º reinado português, na carta de doação do Alvorge ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (1141) é mencionada a povoação “Façalamim”, que se localiza a Sul do Alvorge. D. Sancho I, em Abril de 1191, deu o dízimo que uma herdade local pagava à Coroa, ao Mosteiro de São Jorge de Coimbra. Pero de Sousa Ribeiro, filho de João Rodrigues de Vasconcelos e de D. Branca da Silva, em 8 de Dezembro de 1476, recebeu carta de privilégio de couto e honra para a Quinta que possuía na Freguesia e para a feira da Moita Santa. No final do século seguinte (1597), Luís de Sousa e Vasconcelos, 4.º Alcaide-mor de Pombal, recebeu aquela Comenda. Seguiram-se ainda outras honras e títulos. Em 1758, ainda era Donatário da região o Conde de Castelo Melhor.


OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Monumentos: Complexo Monumental de Santiago da Guarda, Capela da Senhora da Orada.
  • Principais Locais de Interesse: Moinhos e miradouros de Melriça e Outeiro, Ponte do Marquinho, Várzea de Santiago.
  • Coletividades: CAAS - Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, Associação de Amigos do Lourival, Associação Cultural da Melriça, Associação Florestal do Concelho de Ansião, Associação de Cultura, Recreio e Promoção Social da Lagoa Parada, Centro de Juventude de Santiago da Guarda, Associação de Caçadores de Monte Alvão, União Desportiva de Santiago, Associação Cultural e Recreativa do Penedo da Vista, U.P.A - Associação Cultural e ARTESICÓ- Cooperativa Artística e de Tecelagem CRL, Grupo Motard Sicótesos.