Notícias

AmbienteData da notícia: 19 Março 2020

Novos cuidados na deposição de resíduos

Durante o combate à pandemia, a ERSUC – Resíduos Sólidos do centro, S.A., solicita à população que todos cumpram novas regras no manuseamento do lixo doméstico.

1. Utilize os ecopontos apenas para os resíduos recicláveis

  •       Coloque os resíduos recicláveis sempre dentro do ecoponto
  •       Se o ecoponto estiver cheio, dirija-se ao mais próximo ou utilize quando estiver disponível

2. Máscaras, luvas e lenços de papel não são recicláveis; coloque-os no lixo comum

3. Se tiver, na sua família pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso deverá:

  • Coloque os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade – não encha totalmente os sacos;
  • Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).
  • Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor – não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.

4. Não coloque monos (colchões, móveis velhos) na rua; não é tempo de o fazer.

 

Os serviços de limpeza têm de se focar no que é essencial neste momento.

 

Os trabalhadores do município e da ERSUC continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha seletiva, e a garantir o tratamento dos nossos resíduos. A melhor forma de lhes agradecer é partilhar e cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que se têm vindo a fazer.

Sobre a ERSUC

A ERSUC abrange uma área de 6700 km2 (7.9 % do território nacional), serve uma população de aproximadamente um milhão de habitantes e trata mais de 300 000 toneladas de resíduos por ano.

O Sistema inclui 36 municípios: Águeda, Albergaria-a-Velha, Alvaiázere, Anadia, Ansião, Arganil, Arouca, Aveiro, Cantanhede, Castanheira de Pera, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Estarreja, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Góis, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Soure, Vagos, Vale de Cambra e Vila Nova de Poiares.

A ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A, encontra-se certificada desde dezembro de 2009 em Qualidade, Ambiente e Segurança.