Notícias
Sociedade ConhecimentoData da notícia: 6 Outubro 2020
SMAL assinalou-se em Ansião
O Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta e o Município de Ansião, associaram-se à Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos - Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias (SMAL), promovida pela APEFA - Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Aprendências, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
A nível local assinalou-se o Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, com o lançamento de um vídeo de homenagem a um conjunto de pessoas que muito contribuíram para a aprendizagem da leitura e da escrita no concelho de Ansião - Professores da Escola Primária, como eram designados na altura. A professores com mais de 75 anos que lecionaram nas escolas primárias do Concelho de Ansião lançou-se um desafio de partilharem registos desses tempos e de dirigirem uma mensagem aos seus ex-alunos. O resultado final é um vídeo que pode ser visualizado na rede social Facebook do Centro Local de Aprendizagem de Ansião.
A 15 de setembro promoveu-se uma sessão de esclarecimento online intitulada “Desinformação: verdade ou mentira nas redes”, dinamizada por Leonel Morgado, Professor e Coordenador do Núcleo do INESC TEC na Universidade Aberta, e que contou, na sessão de abertura, com a participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Paulo Fernandes.
Nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, decorreu um webseminar subordinado à escrita criativa, designadamente, “Escrita Criativa: da criatividade ao princípio da construtividade” e “Para uma pedagogia da escrita criativa”, dinamizado por Dionísio Vila Maior, Professor na Universidade Aberta. Este momento contou com a participação da Vereadora da Cultural do Município de Ansião, Cristina Bernardino.