Notícias
AmbienteData da notícia: 15 Janeiro 2021
APIN | Esclarecimento aos Munícipes
Esclarecimentos relativos ao período de faturação e liquidação de faturas
A regularização do processo de faturação é imprescindível ao regular funcionamento do sistema. Foi necessário implementar um processo de regularização e normalização da faturação e para isso foi essencial reduzir o espaço temporal entre a data do consumo e do envio da fatura.
- O período de faturação passou a ser de 21 em 21 dias, até normalizar o processo de faturação.
- Paralelamente a esta medida, procedeu-se ao alargamento do prazo limite para liquidação das faturas, que passou a ser superior a 30 dias. Esta opção visa minorar o esforço financeiro mensal dos munícipes.
- O processo de regularização da faturação pretende evitar a acumulação de consumos não faturados, permitindo assim ao utilizador controlar os seus gastos.
- Nenhum cliente recebe mais de 12 faturas relativas ao ano 2020, embora os ciclos possam não respeitar exatamente os meses de calendário ou se reportarem sempre a um período de 30 dias.
- Não estão a ser cobrados juros de mora por atrasos nos pagamentos.
O processo de faturação sofreu atrasos devido a duas alterações efetuadas ao tarifário que contribuíram para reduzir as tarifas aplicadas.
A primeira deveu-se à necessária redução do tarifário, de modo a torná-lo mais adequado à realidade socioeconómica da região e, posteriormente, a situação de crise epidemiológica obrigou a novos ajustes ao tarifário.
No Balcão Digital da APIN em www.apin.pt , na área de cliente, é possível aderir ao débito direto e ao envio de faturas por email, bem como consultar as faturas caso tenham aderido à fatura por email.
Os munícipes podem solicitar todos os esclarecimentos via endereço eletrónico: clientes@apin.pt.