Notícias

CulturaData da notícia: 10 Junho 2021

Inaugurada instalação artística na Praça Luís de Camões

No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que hoje, 10 de junho, se assinala, Ansião ganhou uma obra digna de enaltecer tal qual a do Poeta.

No âmbito da marca Territórios de Pedra e como forma de valorizar o património que os municípios que a criaram têm em comum – a Pedra, foi hoje inaugurada, na Praça Luís de Camões, em Ansião, uma instalação artística de calcetaria e cantaria denominada “Viagem ao Conhecimento”.

Com coordenação a cargo do Professor e antigo canteiro Fernando Freire e execução pela Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos, o trabalho integra elementos alusivos à grande Viagem dos Descobrimentos que revelou o poder inigualável dos portugueses e às várias áreas do saber e, tal como Os Lusíadas, de Camões, que enaltecem o “peito ilustre lusitano”, espelha a “obra valerosa” do “peito ilustre” serrano, Ansianense.

Tendo iniciado com uma performance de leitura pelo Teatro Olimpo, a cerimónia de inauguração contou com a presença dos criadores da obra, de convidados, dos membros do executivo camarário e das Vereadoras da Cultura dos municípios de Figueiró dos Vinhos e de Pombal, que integram o projeto Territórios de Pedra, liderado pelo Município de Ansião, com o intuito de maximizar a estratégia cultural e turística e o desenvolvimento territorial dos três municípios, através de uma programação cultural conjunta.

Fique a conhecer um pouco mais sobre esta instalação e o projeto Territórios de Pedra através da visualização deste vídeo.