Notícias
CulturaData da notícia: 8 Junho 2021
A Festa do Livro voltou à Praça do Município
Junho em Ansião é já sinónimo de Festa do Livro. Depois de uma edição de 2020 atípica, a Festa do Livro, que decorreu de 1 a 6 de junho, regressou ao seu formato e local habituais, contando também com algumas atividades online.
O arranque no dia 1 de junho ficou marcado pela abertura da XXIV Feira do Livro, na Praça do Município, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e da Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, acompanhados por um grupo de crianças que celebravam aquele dia que lhes é especialmente dedicado.
A Praça do Município foi o local onde decorreu grande parte da programação, com os livros como cenário. Nos dias 1 e 3, “Brincar na Praça” proporcionou algumas atividades aos mais novos, que foram também os destinatários de “Música para Crianças”, momento dinamizado, no dia 3, por Amândio Santos, e da peça de teatro “Lagarta Sim, Lagarta Não”, pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, no dia 6, e os protagonistas do espetáculo final do projeto “Crianças ao Palco”, na noite do dia 4.
Também a Praça acolheu, ao cair da noite do dia 5, um concerto com a banda The Happy Mess, que integra um membro natural do concelho de Ansião, e, no dia 6, o regresso da iniciativa “Desenhar Ansião – Urban Sketch”, tendo os participantes bebido inspiração no local mais central da vila de Ansião, particularmente na nova decoração, alusiva à marca de promoção do território “Ansião Coração de Sicó”.
A festa fez-se também, nos dias 1 e 2, nas empresas do concelho Leca, Queijaria Prado da Sicó, LM Perfis, Ferrus e Bockemuehl, com a segunda edição da iniciativa “Palavra Andante”, que pretendeu proporcionar aos dirigentes e trabalhadores momentos de descontração, com sessões de música e poesia dinamizadas pelo ator ansianense João Patrício e pelo músico Luís Travassos.
O livro foi literalmente tema de conversa no dia de encerramento da Festa do Livro, com a apresentação do livro Alma de Pelmá, de Filipe Antunes dos Santos, no Auditório Municipal.
Com recurso a suportes digitais e centrados na leitura e na escrita, tiveram lugar, nos dias 2 e 4 de junho, nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, um “Encontro com a escritora Ana Isabel Marques”, natural do concelho, e, ainda no dia 2, o webinar “Leitura, educação e desenvolvimento emocional”, promovido conjuntamente pelo Município, pela Biblioteca Municipal, pelo Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta e pelo CLDS 4G. Esta última entidade e a Biblioteca Municipal dinamizaram ainda e também online uma sessão do projeto que têm em curso “Histórias do Sentir”, que consiste em oficinas sobre educação emocional.
“Montras de Letras”, a segunda edição dos desafios “Somos Capa” e “Personagens de Plasticina” e a Exposição “O Enredo”, patente na Biblioteca Municipal até ao dia 25 de junho, foram atividades que compuseram o programa da Festa de Livro, através da qual a autarquia pretendeu enaltecer e levar, das mais diversas formas, a beleza das palavras a todos quantos dela quiseram desfrutar.