Notícias
Saúde e Proteção CivilData da notícia: 15 Julho 2021
ALERTA para CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para as próximas 48 horas, preveem-se valores baixos da humidade relativa do ar (em especial no interior norte e centro, e na região sul), sem recuperação noturna. Prevê-se um aumento dos valores da temperatura (em especial da máxima) e a rotação do vento para o quadrante leste a partir de hoje (15 de julho), o qual poderá soprar forte nas terras altas.
Em resumo, destacam-se os seguintes aspetos:
Humidade Relativa do Ar (HRA)
Hoje e sexta-feira (15 e 16 de julho), teores de HRA inferiores a 20% no interior do país e na região do vale do Tejo (em alguns locais dessas regiões poderá ser inferior a 15%), ficando abaixo dos 30% no resto do país, sem recuperação noturna.
Temperatura do ar
Aumento dos valores da temperatura máxima até ao dia 17 de julho (sábado), podendo ser atingidos valores entre os 39ºC e os 41ºC no interior sul e no vale do Tejo.
Vento
A partir de hoje (15 de julho), o vento soprará do quadrante leste, por vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde.
Instabilidade atmosférica
Valores do índice de “Haines” elevados durante as tardes dos dias 15 e 16 de julho, nas regiões do interior (em particular no interior centro e no Alto Alentejo). Aumento do índice nas regiões norte e centro no sábado, para valores que podem potenciar a ocorrência de fogos convectivos, caso surjam ignições nessas partes do território.