Notícias
Saúde e Proteção CivilData da notícia: 3 Janeiro 2022
Procedimentos para casos COVID-19
Comunicado da Delegada de Saúde de Ansião
Caro utente de Ansião/ da UCSP de Ansião
Atendendo ao muito elevado n.º de casos de COVID-19 com que estamos confrontados e à previsão de persistência desta situação nas próximas semanas, sendo os limitados meios de resposta que tínhamos, os mesmos de que dispomos, apelo à sua paciência para com a Unidade de Saúde Pública de Ansião e do Pinhal Interior Norte, e também com os profissionais de saúde das outras unidades do Centro de Saúde de Ansião, sem mãos a medir, já antes assoberbados de trabalho.
FIQUE EM CASA SE FOR CASO DE COVID-19, OU CONTACTO DE RISCO - Deve ligar para Linha SNS24 para orientação.
Embora seja grande a evidência da menor gravidade da COVID-19 na variante do vírus SARS-CoV-2 que está em circulação, para quem está vacinado, a resposta à pandemia tem de ser a de dar prioridade à deteção de casos graves de COVID-19, sem podermos descurar os casos graves de outras doenças.
Situações como a falta de ar / dispneia / hipoxemia, ou cefaleias, febre, prostração, diarreia que não cedem à medicação, terão que ser avaliadas, especialmente nas pessoas suscetíveis ou idosas e nos não vacinados.
Ligue para a Linha SNS24 (808242424) ou para o seu Médico de Família/ Centro de Saúde, e para o 112, nas situações de urgência.
A nossa prioridade terá que ser dada à comunicação e avaliação dos casos de COVID (sendo só para esta tarefa os meios muito exíguos). Os contactos de caso serão abordados quando e assim que possível. (Os funcionários de ERPI ou outras instituições não devem deixar de alertar para essa condição.)
MANTENHA-SE EM CASA POR UM PERÍODO DE 10 DIAS.
As justificações de ausência laboral através de
1) Baixa médica, por COVID-19, e
2) Declaração de Isolamento Profilático (DIP), no caso de ter contacto de elevado risco por ser coabitante ou ter muita proximidade com um caso, e/ou se não está vacinado, são importantes mas, na premência da resolução, não são situações equiparáveis à doença instalada por COVID-19 ou outra causa.
Envie-nos a descrição da sua situação ou o seu pedido, com os seus dados - NOME, N.º DE UTENTE SNS, Data de Nascimento e N.º DE TELEMÓVEL de contacto.
Se precisa de baixa ou DIP, não se esqueça de acrescentar os dias de ausência laboral em causa.
Os endereços de email são:
- para a DS/ USP de Ansião: usp.ansiao@arscentro.min-saude.pt
- para o CS de Ansião: ucsp.ansiao@arscentro.min-saude.pt
E espere com paciência, por favor.
Com votos de um bom ano de 2022
A Delegada de Saúde de Ansião,
Dr.ª Natércia Veloso