Notícias
EducaçãoData da notícia: 26 Janeiro 2022
Apresentados resultados PICIE 2020/2021
Foram apresentados publicamente os resultados das intervenções das equipas multidisciplinares no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE), no ano letivo de 2020/2021, tendo-se demonstrado que os alunos da Região de Leiria ultrapassaram as metas propostas.
O PICIE, implementado desde 2017 pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os 10 municípios associados, define-se como um programa integrado de intervenção comunitária, orientado para prevenir o insucesso escolar e promover a qualidade das aprendizagens das crianças a frequentarem a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.
Em Ansião, o município contratou uma Psicóloga e uma Terapeuta da Fala, que, ao longo de dois anos, têm acompanhado crianças e alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.
Os resultados do programa implementado no ano letivo 2020/2021, foram apresentados por uma equipa de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, verificando-se que, na atividade LEIRIA TEAM “Sim, (juntos) somos mais capazes!”, se destacou uma redução de 9,36% do número de insuficientes no 1.º ciclo, embora na área curricular de Matemática exista um aumento do número de menções de insuficiente, que se julga relacionado com o confinamento das crianças e o processo de aprendizagem online, motivados pela pandemia, mas também pelas dificuldades das famílias no acompanhamento desta matéria.
Relativamente à retenção efetiva, das 48 crianças em risco de retenção no 1.º período e das 38 crianças em risco de retenção no 3.º período, apenas 27 ficaram efetivamente retidas, o que representa um decréscimo de 29%, resultado que ultrapassou em 4% a meta estabelecida em sede de candidatura pela CIMRL (redução de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos).
A CIM Região de Leiria apresenta-se, nos dados oficiais nacionais partilhados pelo Professor José Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão da Promoção do Sucesso Escolar, com valores acima da média nacional e até regional, sobretudo na disciplina de Português, que, no 1.º ano do 1.º ciclo, apresentou uma taxa de menções de Bom/Muito Bom na ordem dos 75% (Nacional = 71% e Região Centro = 74%).