Notícias
Outras AtividadesData da notícia: 30 Novembro 2011
Conferência sobre Ameaça Demográfica, Desertificação e Povoamento
Aconteceu na tarde de 30 Novembro, no Centro de Negócios de Ansião
O semanário Região de Leiria, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião, promoveu uma conferência sobre Ameaça Demográfica, Desertificação e Povoamento, na tarde de 30 de Novembro, no auditório do Centro de Negócios de Ansião.
Os oradores nesta conferência foram José Rebelo dos Santos, sociólogo e professor no ensino superior, Maria Filomena Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Demografia e Alfredo Marques, presidente da CCDR- C- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Uma tarde muito bem preenchida, com a sessão de encerramento a contar com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro-adjunto dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte.
Os dados mais recentes mostram que a desertificação do interior começa a alastrar, ao mesmo tempo que o envelhecimento da população confere a esses territórios uma demografia desequilibrada, ameaçadora à sua própria sustentabilidade. O aumento da esperança média de vida em municípios confrontados com êxodo populacional, falta de emprego e de investimento privado, criou uma estrutura etária em que o défice de habitantes activos convive com um número crescente de cidadãos necessitados de apoio e assistência social.
No entanto, muito mudou para melhor nos últimos anos. Os municípios estão na generalidade bem servidos de equipamentos públicos, beneficiam de boas ligações viárias e proporcionam índices de qualidade de vida assinaláveis, a que se podem acrescentar recursos de enorme potencial em áreas como a floresta ou o turismo.
A discussão desta realidade, na perspectiva do apontar de estratégias e soluções, foi a motivação para esta conferência.