Notícias
TurismoData da notícia: 6 Junho 2022
Territórios de Pedra inauguram Rota de Escultura
Ansião foi o palco da sessão de inauguração da Rota de Escultura nos Territórios de Pedra, que decorreu no dia 4 de junho, na Serra da Portela, em Pousaflores, e que envolveu, para além do concelho de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal.
No evento estiveram presentes a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, os Presidentes de Câmara de Ansião, António José Domingues, e de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, e a Vereadora da Câmara Municipal de Pombal, Gina Domingues.
Percebendo as potencialidades comuns da paisagem cravada de pedra, o projeto Territórios de Pedra trouxe aos três concelhos uma nova atração do ponto de vista artístico e de identidade cultural, a Rota de Escultura, que integrou nas paisagens de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal um conjunto de peças escultóricas, cuja apresentação se seguiu à cerimónia inicial da sessão inaugural.
Em antecipação a esse momento, o tema “Territórios de Pedra” foi introduzido pela eloquência das palavras do escritor Prates Miguel, ao qual se seguiu a apresentação do projeto pela voz do escultor ansianense Fernando Freire.
Os autores apresentaram as suas obras “Simbiose”, de Santos Carvalho, “Mother of Time”, de Fernando Pinto, “Seed”, de Emiliano Sacco, e “Rebanho”, de Vítor Reis, na Serra da Portela, às quais se seguiu a Rota em direção a Figueiró dos Vinhos, onde foi apresentada a peça instalada nas Fragas de S. Simão “Na Terra dos Sonhos”, de Joana Alves, e a “Casa do Povo, do Povo da Pedra", de Nuno Machado. A comitiva terminou a nova Rota de Escultura em Pombal, com apresentação das esculturas “Como por Milagre”, em Abiul, de Domingues Loureiro, e “Mother River”, de Liu Yang.
A melodia do grupo “Asterales – Toc’ Andar” acompanhou esta Rota de oito esculturas contemporâneas de pedra, que estabeleceu uma nova união entre os municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal.