Notícias
CulturaData da notícia: 13 Junho 2022
Livro em festa de 8 a 12 de junho
O Município de Ansião dinamizou a Festa do Livro de 8 a 12 de junho.
Com a XXV Feira do Livro como pano de fundo, na Praça do Município, ponto central da programação e cuja abertura oficial aconteceu no dia 8, muitas outras atividades decorreram paralelamente para celebrar o poder das palavras.
Os livros e a leitura foram o foco principal das sessões de contos, na Biblioteca Municipal, com Thomas Bakk, no dia 8, e Luiz Guarnieri, no dia 9; de “Livros com Ciência”, cuja dinamização esteve a cargo do Clube da Ciência do Agrupamento de Escolas de Ansião; da 1.ª edição do Concurso Soletrando, também do agrupamento de escolas, no dia 9, no auditório da Câmara Municipal; da prova final da 6.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura em Vos Alta “Ler é AltaMente”, no dia 11; e da apresentação dos livros O Caminho do Burro – Contos Reunidos, de Paulo Moreiras, por Nuno Gabriel Oliveira, no dia 10, e de Sangue Novo – Uma Antologia, por Daniela Martins, no dia 11.
Como momentos especialmente destinados aos mais pequenos, houve ”A Escola Vem à Feira”, “Brincar na Praça”, com insufláveis, jogos e modelagem de balões, e “O Gato Silvestre Vem à Feira”, nos dias 11 e 12.
A melodia e a musicalidade das palavras foram interpretadas por Alice Neto de Sousa, numa sessão de poesia no dia 11; pela atuação das tunas AS FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra e Estudantina Feminina de Coimbra da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra, no dia 10, na Praça do Município; e pelo Concerto do Coimbra Gospel Choir, no dia 11 no mesmo local.
Outras manifestações de arte marcaram presença, como a dança, através da atuação do polo de Santiago da Guarda da Escola de Dança Diogo de Carvalho, no dia 10, e a pintura, na “Oficina Stencil – pintura de T-shirts”, dinamizada por Rui Cavalheiro.
A programação encerrou com a representação de “A Rainha e o Ancião” pelo Grupo de Teatro “O Mellinho” da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo, acompanhado pela Escola de Cordas e Coro Infantil “A Maltinha”, da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão.
A complementar o programa houve ainda, na Praça, a Exposição de Castelos, elaborados por alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião; e a 3.ª edição de “Somos Capa | Book Face”, um desafio à criatividade da comunidade, associando a capa de um livro ao rosto/ corpo do participante.