Notícias
CulturaData da notícia: 30 Dezembro 2011
Teatro Olimpo comemorou 15 anos
Década e meia de boa itinerância
O teatro Olimpo comemorou na noite de 14 de janeiro, no centro cultural de Ansião, o seu 15º aniversário. Para festejar, trouxe a cena o Auto da Índia, de Gil Vicente. Uma noite de bom teatro, mas também uma oportunidade aproveitada por uma plateia completam para felicitar este grupo amador que, ano após ano, tem levado bem longe o bom-nome de Ansião.
Fundado oficialmente a 11 de janeiro de 1997, o Teatro Olimpo estreou-se a 27 de março do mesmo ano, no centro cultural de Ansião, apresentando a peça O triunfo das personagens. Desde então o Teatro Olimpo nunca mais interrompeu a sua atividade, sobretudo itinerante, tendo até hoje marcado presença em mais de 80 concelhos do nosso País.
A encenação de textos próprios é um dos sinais distintivos deste grupo, que tem nas obras de Casimiro Simões uma fonte de criatividade e qualidade ao serviço do seu já amplo e excelente naipe de actores. Obras como Jacuzzi, O Triunfo das Personagens, O País dos Decretos ou Terra Fértil- Um Conto Celta. Além destas, o Teatro Olimpo apresentou já encenações próprias de alguns textos de autores consagrados, como sejam A casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca, O doido e a morte, de Raúl Brandão, Deus lhe pague, de Joracy Camargo e este Auto da Índia, de Gil Vicente. Uma peça que proporcionou ao teatro Olimpo, a 2 e 3 de outubro de 2010, a representação da zona centro na final do concurso nacional de teatro do INATEL.