Notícias

CulturaData da notícia: 18 Outubro 2022

Apresentação da Rota Esporo

Decorreu, no dia 15 de outubro, a apresentação da Rota Esporo no concelho de Ansião.
A curadora e coordenadora geral do projeto, Lara Seixo Rodrigues, conduziu a visita orientada aos quatro locais, onde estão os trabalhos dos artistas.

Iniciámos nas Ruínas da Ladeia, onde observámos e conhecemos a peça “Untitled II” (Bodies of Water) da ceramista Maria Ana Vasco Costa.
De seguida, subimos aos Moinhos do Outeiro para nos deslumbrarmos com a paisagem e tomarmos contacto com obra de Pedro Gramaxo, cujo título é “Graça II”.
Rumámos ao Casal Soeiro, onde Mancha de Carvalho Cerquinho, onde a artista NeSpoon fez uma intervenção em renda, designada de a "Capela".
Terminámos a visita na Mata Municipal e debruçámo-nos sobre a peça "Frágil" do grupo coletivo – Ruído.
Um segundo momento desta apresentação, no auditório municipal foi a exibição do filme documental "ESPORO", seguindo-se a apresentação do livro "ESPORO- Disseminação Cultural e Artística" _ Ansião.
Percorrer a Rota de Esporo irá permitir ao visitante um olhar mais atento para a beleza dos territórios, deslumbrar-se com as paisagens naturais únicas.
- - -
O ESPORO é um projeto cultural e artístico dos municípios de Figueiró dos Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova, que se pretendem afirmar como um território semente, ao traçar caminhos e percursos em zonas de natureza.
Projeto financiado por Fundos da União Europeia através do CENTRO2020, no âmbito da Prioridade de investimento: conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural - Programação Cultural em Rede, Aviso nº Centro-14-2020-12 - domínio sustentabilidade e eficiência no uso de recursos