Notícias

Ação SocialData da notícia: 31 Outubro 2022

Uma Prova de Igualdade dada em Ansião!

Para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, realizou-se ontem, no espaço Multiusos de Ansião, o II Torneio de Futebol de 6, uma iniciativa no âmbito do Pelouro da Igualdade e Cidadania e proposta pela EIVL, Equipa para a Igualdade na Vida Local, formada por Cristina Bernardino, Rui Santos, Teresa Ramos, Dúnia Palricas, Isabel Simões, Maribel Fareleiro, Tiago Sardinha, Helena Pratas, Cristina Vieira e Adalberto Alves.

Este ano, tivemos um aumento significativo de equipas que se inscreveram, o que revela maior interesse e consciência da importância de vermos a igualdade como princípio e direito fundamental. Igualdade que podemos exercitar num jogo, numa prova onde, mais importante do que ganhar, importa dar a todos e a todas a mesma oportunidade de participar.
Os jogos começaram bem cedo, com mais de 300 pessoas envolvidas, distribuídas pelas seguintes coletividades e instituições: Associação Cultural, Recreativa e de Promoção Social de Lagoa Parada; Associação Cultural e Recreativa de Torre de Vale de Todos; Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos; Atlético Clube Avelarense; Casa do Canto – Crescer Ser; Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda; Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge; Centro Social Paroquial de S. Tiago da Guarda; Associação Social e Cultural da Lagarteira “Os Amigos”; Grupo Motard Sicótesos; Junta de Freguesia de Alvorge; Junta de Freguesia de Pousaflores; Associação Os Moscardos; Grupo de Escuteiros; Santa Casa da Misericórdia de Alvorge; Santa Casa da Misericórdia de Ansião; Centro de Saúde de Ansião; Rancho Infantil Serras de Ansião; Centro de Bem-Estar Infantil da Fundação N.ª Sr.ª da Guia; Associação Cultural da Melriça; Clube de Caçadores de Ansião; Ansibikers, Associação de Praticantes de BTT; Associação de Amigos de Lourival; Associação Pêlo na Venta; Academia de Ténis de Avelar; Universidade Aberta; Inquietaresta Associação; Núcleo Formação Desportiva do Concelho de Ansião; sendo que o Município de Ansião esteve representado com quatro equipas.

Fundamental para o bom desenrolar dos jogos foi também a prestação da equipa de arbitragem, composta pelo Tiago Sardinha, Nuno Silvestre e Daniela Rodrigues. E ainda a animação a cargo dos jovens Pedro e André…

Nesta Prova de Igualdade, o troféu coube à Associação Cultural da Melriça, sendo que todos obtiveram o prémio de fair-play, pelo espírito de camaradagem, entreajuda e desportivismo demonstrados.
No final esperava-nos uma refeição oferecida pelo Município, feita também pela equipa mista do Sr. Avelino, da D. Adélia, do Sr. Nuno e da D. Rosinda. A eles, os parabéns pela deliciosa feijoada que serviram.
 
Pretendeu-se desta forma mais lúdica, envolver a comunidade para a necessidade de falarmos e agirmos contra preconceitos e estereótipos enraizados e que ainda descriminam em ordem do género com que se nasce.
A todas e todos quantos se envolveram nesta prova, um sentido agradecimento.
Aqui ficam as imagens, para lembrar como todos são importantes para esta causa!