Notícias

Saúde e Proteção CivilData da notícia: 24 Fevereiro 2023

Projeto S@úde + Perto em destaque no Centro de Negócios de Ansião

Ao longo de todo o passado dia 23 de fevereiro, a sala corporate do Centro de Negócios de Ansião, no Parque Empresarial do Camporês, acolheu uma conferência sobre Cuidados de Saúde de Proximidade, organizada pela Fundação de Nossa Senhora da Guia (FNSG). Um dos momentos de destaque desta iniciativa foi a apresentação de resultados do projeto S@úde + Perto, que está a ser levado a cabo pela FNSG, através do Hospital de Avelar, e que conta com a NOS e a HopeCare como parceiras.

Na sessão de abertura, e diante de uma plateia composta por diversos responsáveis políticos e empresariais - locais e nacionais -, bem como por profissionais de saúde, entre outros, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião sublinhou a importância deste projeto para o robustecimento da prestação de cuidados de saúde primários, em linha com “aquilo que é a nossa visão também”, pois “os autarcas e os municípios sempre estiveram preocupados com estas questões, que são centrais (…) para as nossas populações”. António Domingues definiu ainda a FNSG como uma instituição de “referência, há muitos anos”.       

A telemonitorização de doentes crónicos dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Penela é o principal objetivo do projeto S@úde + Perto, que arrancou em Junho de 2022, no seguimento de uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social, no valor de 302.225 euros e contando com os seis municípios supracitados como investidores sociais.

Recentemente, o projeto S@úde + Perto obteve um apoio de 75 mil euros, no âmbito do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores, que vai permitir a sua prossecução até ao final de 2024. E foi precisamente este marco que ficou assinalado simbolicamente na sessão de encerramento da conferência que decorreu no Centro de Negócios de Ansião, na presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.