Notícias
CulturaData da notícia: 19 Março 2024
Desta vez calhou a Ansião ter 'Um Mar Só Nosso'.
Aconteceu na tarde de domingo, dia 17 de março, em que foi possível juntar o realizador Rui Carapinha, a produtora Graça Pereira e o escritor Prates Miguel, que, tendo este último iguais raízes Montargilenses, vive há largos anos em Ansião, e por isso, nos proporcionou uma bonita tarde de cinema.
“Um Mar Só Nosso” é uma curta metragem de beleza singular trazida por quem tão bem soube captar o dourado do Alentejo, que, por puco, não se transformou em mar.
O que assistimos resulta de uma simbiose perfeita entre o conto escrito pelo Dr. Prates Miguel e as imagens sublimes que o revelam.
Está ali tudo: atores e paisagens a contarem uma história de inocência, mas que diz também da ruralidade e de costumes antigos, que já poucos se lembrarão.
Para falarem desta experiência contámos, para além do escritor Prates Miguel e do realizador e produtora, ainda com a atriz principal, Maria Godinho.
Sobre o importante contributo das autarquias no apoio a estas iniciativas, que procuram valorizar a história e a cultura, tivemos o testemunho da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Sor, a Dr.ª Sérgia Bettencourt e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues.
A sessão terminou com um concerto de Guitarra Portuguesa, por Bruno Costa e Nuno Botelho.