Notícias

CulturaData da notícia: 1 Junho 2024

Ler é AltaMente

Integrado no programa da Festa do Livro, e depois de um intenso trabalho realizado ao longo do ano letivo pela Rede Concelhia das Bibliotecas, foi possível conhecer os finalistas do Concurso Concelhio de Leitura em Voz Alta ‘Ler é Altamente!’.
Este concurso é organizado pelo Agrupamento de Escolas de Ansião e pela Câmara Municipal e contou com a participação de várias crianças que durante a tarde de ontem partilharam o seu talento para a leitura.

Na apresentação do concurso contámos com os alunos Duarte André, Maria Clara Simões, Francisca Marques, Rafael Santos, Yasmin dos Santos e Alexandre Craveiro.
A sempre difícil tarefa de selecionar as melhores prestações coube ao júri que se distribuiu pelos dois momentos em que o concurso se apresentou.
Assim, para avaliação das provas do primeiro ciclo, o júri foi composto por Paula Mateus, Teresa Gaspar, Dulce Santos, Maria José Cristóvão e Jorge Paulo Fernandes. Já o júri dos segundo e terceiro ciclos contou com Nélia Abade, Teresa Ramos, Lucília Santos, Ermelinda Mendes e Cristina Bernardino.
Os vencedores do primeiro ciclo foram:
2.º Ano: Benedita Ferreira do Centro Escolar de Santiago da Guarda
3.º Ano: Rúben Miguel Dias Simões do Centro Escolar da Lagarteira
4.º Ano: Diana Valente Mendes da Escola Básica do 1.º Ciclo de Ansião
No segundo e terceiro ciclos, os premiados foram:
5.º Ano: Maria Góis da Silva Rodrigues Valente da Escola Básica N.º 2 de Avelar
6.º Ano: Dalila Sofia Lopes Ganhão da Escola Básica N.º 2 de Avelar
7.º Ano: Gonçalo Miguel S. Madruga da Escola Básica N.º 2 de Avelar
8.º Ano: Matilde Freire Roxo da Escola Básica N.º 2 de Avelar
9.º Ano: Hugo Teixeira da Escola Básica Dr. Pascoal José de Mello – Ansião
Estão de parabéns não só as crianças que participaram, mas também as professoras bibliotecárias, Conceição Ferreira, Anabela Mendes, Ema, a bibliotecária municipal, Teresa Leonor Falcão Ramos e ainda a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Maria José Cristóvão.
Está igualmente de parabéns toda a comunidade educativa que desde 2015 contribui para o sucesso desta festa da leitura que nos faz acreditar que os livros têm futuro e muito contribuem para proporcionar bons momentos a quem tem a felicidade de os ler.