Notícias
TurismoData da notícia: 19 Outubro 2024
Abertura da edição de 2024 da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião
A 15.ª Mostra Gastronómica Sabores de Ansião, que está a decorrer até domingo, no Centro de Negócios de Ansião, abriu portas na noite de sexta-feira. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues, sublinhou que este certame “traduz aquilo que há de mais importante na nossa comunidade e nas nossas pessoas”, nomeadamente a dedicação em torno dos “nossos produtos endógenos”.
Queijo, azeite, mel, enchidos, vinho, doçaria e também artesanato sãos alguns dos vários elementos que, até Domingo, vão colorir e aromatizar esta mostra. Somados, contribuem para a “afirmação e potenciação” dos territórios, disse igualmente António Domingues. Por outro lado, referiu-se à identidade característica dos municípios que compõem o Maciço de Sicó, nomeadamente Ansião, e a qual esta Mostra Gastronómica também pretende evidenciar, concretamente as “condições de excelência”, em termos paisagísticos, de qualidade de vida, de gastronomia e de oportunidades de investimento “que produzam riqueza e fixem pessoas”.
Esta sessão de abertura da edição de 2024 da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião, que decorreu no auditório do Centro de Negócios, foi precedida da apresentação pública do Diagnóstico e Plano de Ação de Sustentabilidade do Município de Ansião. Um “instrumento estratégico”, de acordo com António Domingues, “que nos compromete e desafia a fazer mais e melhor”. Na prática, trata-se de um projeto que propõe ações efetivas, em torno de três eixos de sustentabilidade - económica, social e ambiental -, que façam a diferença e que demonstrem um compromisso entre o município, os seus parceiros no território - nomeadamente coletividades, associações, empresas e agentes turísticos - e a comunidade.