Notícias
Data da notícia: 25 Outubro 2024
Dia Municipal para a Igualdade
No âmbito da iniciativa pelo combate à pobreza e exclusão social e no dia em que se assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Ansião promoveu, em parceria com o Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal, o Encontro Interconcelhio Erradicar a Pobreza é um Desígnio Nacional, envolvendo ainda várias entidades e municípios do distrito de Leiria.
O Encontro contou com um painel de especialistas que partilharam os seus conhecimentos e experiências, permitindo uma reflexão profunda e abrangente das várias dimensões da pobreza.
Erradicar a pobreza exige o envolvimento da sociedade civil, instituições sociais, empresas e políticas públicas sendo fundamental um olhar atento para os grupos mais vulneráveis.
Combater a pobreza na infância é fundamental para quebrar o ciclo de perpetuação da pobreza geracional e para que as crianças tenham uma infância feliz e com as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento.
Combater a pobreza nos idosos, significa garantir que eles tenham acesso a uma vida digna, com condições mínimas para se sustentar, alimentar, vestir e cuidar da sua saúde, pois merecem viver com dignidade, especialmente, depois de uma vida de trabalho e contributo para a sociedade.
Combater o fenómeno da feminização da pobreza implica, necessariamente, garantir a igualdade salarial, o acesso equitativo à educação e uma maior partilha das responsabilidades do cuidado, com um enfoque especial nas vítimas de violência doméstica e de género.
Erradicar a pobreza junto das pessoas que trabalham deve ser também um desígnio, pois apesar de estarem empregadas e a receberem um salário, podem viver em condições de pobreza, dada a precariedade no trabalho e os baixos salários.
Por fim, uma das dimensões da pobreza abordadas neste Encontro foi a questão das pessoas com doença mental que apresentam dificuldades acrescidas para manter empregos estáveis, o que as deixa mais vulneráveis à pobreza.
Assim, urge continuar a definir medidas concretas no sentido de promover a igualdade de oportunidades pois esta é essencial para combater a pobreza e as suas causas estruturais.
O Encontro terminou com uma sessão de sensibilização sobre a importância do bem-estar e do autocuidado, especialmente dedicada aos que trabalham na área social, por se tratar de uma área de trabalho emocionalmente exigente.
Cuidar de nós próprios permite-nos estar mentalmente e emocionalmente preparados para ajudar as pessoas em situações de vulnerabilidade e promove um ambiente de trabalho mais saudável e solidário.