Notícias
Assembleia MunicipalData da notícia: 10 Novembro 2024
NOTA DE PESAR
A Assembleia Municipal de Ansião, lamenta profundamente o falecimento do Dr. Prates Miguel, ilustre advogado, poeta e escritor, figura maior da cultura e da sociedade ansianense, terra que adotou como sua, há mais de 4 décadas.
Manuel Prates Mendes Miguel, nasceu em Montargil, concelho de Ponte de Sôr, chegando a Ansião, no início dos anos 70 do século XX, como professor, enquanto estudava direito, em Coimbra.
Concluída a Licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra, iniciou-se nas lides da advocacia, profissão que exerceu com reconhecida competência, probidade e humanismo, a par de uma intensa atividade cívica e cultural, com especial enfoque na produção literária e na atividade jornalística, sobretudo na imprensa regional e local.
Ao longo do seu percurso de vida, foi também um cidadão empenhado na vida pública, tendo exercido funções autárquicas de relevo, em particular como Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Sôr, seu concelhio de origem, tendo-se ainda destacado, também, como dirigente associativo e dinamizador de múltiplas iniciativas de natureza cívica, cultural e associativa.
Como reconhecimento do seu percurso de vida e do seu contributo cívico para o desenvolvimento do concelho, a Câmara Municipal de Ansião atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro.
Neste momento doloroso, a Assembleia Municipal de Ansião, associa-se ao luto e à dor da família, muito em particular dos seus filhos, expressando publicamente a sua consternação e profundo pesar pelo seu desaparecimento.
O Dr. Prates Miguel deixa, inequivocamente, um enorme vazio na nossa comunidade. A sua memória e o seu exemplo constituirão sempre, para todos nos, um referencial de cidadania. humanismo e fraternidade.
Ansião, 9 de novembro de 2024
O Presidente da Assembleia Municipal
José Miguel Abreu de Figueiredo Medeiros