Notícias
Data da notícia: 20 Novembro 2024
25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Este data é mais do que um dia no calendário, é um grito de alerta contra uma realidade devastadora: a violência física, psicológica, sexual e social que continua a marcar a vida de milhares de mulheres e jovens em todo o mundo.
Em Portugal, até setembro de 2024, 16 mulheres já perderam a vida em contexto de violência doméstica.
A violência parece fazer parte do nosso dia-a-dia, de tal forma que, muitas vezes, somos apanhados na armadilha da apatia, aceitando-a como algo normal. Mas não a podemos normalizar ou torná-la aceitável.
Cada mulher vítima de violência carrega uma violação grave dos direitos humanos. Não podemos continuar a ouvir notícias ou relatos e permanecer impávidos e serenos, como se tal fosse uma fatalidade, onde nada pudesse ser feito.
É hora de agir.
A violência não é, nem nunca será, aceitável.
É urgente tomarmos consciência desta realidade, informarmos e educarmos as nossas crianças e jovens para rejeitar a violência, valorizar o respeito e praticar a empatia.
Só assim podemos garantir um futuro onde a violência não tenha lugar.
Este é um compromisso que todos devemos assumir pela dignidade, pela justiça, no fundo, pelos direitos humanos.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Ansião convida-vos a estar presentes no dia 25 de novembro, às 11h, na Praça do Município de Ansião, para assistir à inauguração da instalação artística “Há marcas que ficam”, da autoria de Rui Cavalheiro.
Durante o dia irá ficar na praça um quadro gigante onde cada um de nós poderá pintar uma flor em memória das mulheres vítimas de violência, quadro este que ficará para exposição futura sobre este tema.
No dia 30 de novembro, no Centro Cultural de Ansião, vamos poder assistir à peça de teatro “Fando e Lis”, da companhia de teatro Vilar do Paraíso, onde o tema da violência será igualmente abordado.
Junte-se a uma causa que é de todos e todas!