Notícias

CulturaData da notícia: 18 Maio 2012

Feira do Livro 2012

Artes e Livros

Além da presença de diversas editoras e de atividades deliberadamente vocacionadas para a criação do gosto pelos livros, a Feira do Livro 2012 desempenha também um papel de valorização e divulgação cultural da vila de Ansião e de toda a região. Um programa de que é exemplo a exposição Encontro com Artes, do Agrupamento de Escolas de Ansião, que estará patente ao longo de toda a Feira do Livro, sempre das 15h00 às 22h00.

 

A um outro nível, no sentido de valorizar as ideias e projetos criados e desenvolvidos ao longo deste ano letivo, decorreu no auditório municipal, na noite da quinta-feira 31 de maio, a fase final do projeto Empreendedorismo nas Escolas, que mais uma vez mostrou ideias de negócio trazidas pelas escolas do concelho e de onde saíram as ideias vencedoras para os concursos inter-municipais promovidos pela CIMPIN e pela Terras de Sicó.

A 1 de junho, a animação alargou o espaço da feira, transpondo para a mata municipal a festa do dia mundial da criança e também o corta-mato escolar do 1º Ciclo. Mais tarde, mudando de espaço, decorreu no auditório municipal, a primeira reunião do conselho municipal de juventude de Ansião.

Em termos literários, o primeiro grande destaque acontece na noite de sábado e é para a poesia, com a apresentação de dois livros: Máscara da Luz de António Martins, e Memória das Cidades, de Vítor Cintra. Já na tarde de domingo volta a acontecer a apresentação de um livro, com o escritor Paulo Moreiras a trazer até Ansião O Ouro dos Corcundas, um romance histórico que tem o centro da sua narrativa em Chão de Couce, concelho de Ansião.