Notícias

Assembleia MunicipalData da notícia: 25 Abril 2025

Assembleia Municipal Jovem em Ansião: Exercício de Cidadania e Promoção de Valores de Tolerância, Inclusão e Multiculturalidade

No dia 25 de abril de 2025, decorreu em Ansião a Assembleia Municipal Jovem, uma iniciativa que se tem consolidado ao longo dos anos como uma importante plataforma de exercício de cidadania participativa para os jovens do concelho. Este evento, que acontece anualmente, contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, que, sob o tema "Tolerância, Inclusão e Multiculturalidade", apresentaram as suas propostas e reflexões ao Sr. Presidente da Câmara Municipal.

A escolha do dia 25 de abril para a realização desta Assembleia, reforça o simbolismo da data que marca a Revolução dos Cravos, um momento histórico de liberdade e democracia para o nosso país. Assim, os jovens tiveram a oportunidade de refletir e discutir valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

A iniciativa visa não só promover a participação ativa dos jovens nas questões que afetam a sua comunidade, mas também incentivar a construção de uma mentalidade interventiva desde cedo, onde a voz dos mais novos é ouvida e considerada. Este exercício de cidadania contribui para a formação de uma geração mais comprometida com o futuro coletivo.

Fica aqui expresso um sincero agradecimento às direções das duas escolas, aos professores, pais e técnicos municipais que tornaram possível a realização deste evento. O seu empenho e dedicação são essenciais para o sucesso desta atividade. Enaltece-se ainda a colaboração e a disponibilidade do Presidente da Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara Municipal, que, com o seu apoio contínuo, incentivam e valorizam a participação cívica dos jovens. A sua atitude contribui, sem dúvida, para o fortalecimento de uma comunidade mais unida, solidária e ciente das suas responsabilidades cívicas.

Destaca-se, igualmente, com especial apreço, o contributo do André, do CACI da Santa Casa da Misericórdia do Alvorge, pela sua participação entusiasta na dinamização musical do evento. A sua seleção cuidada de músicas alusivas à multiculturalidade acrescentou um ambiente envolvente e profundamente significativo à Assembleia Municipal Jovem, reforçando, através da linguagem universal da música, a mensagem de diversidade e inclusão que este encontro procurou transmitir.

Este evento reafirma a importância de uma sociedade onde a tolerância, a inclusão e a multiculturalidade são valores centrais, e é com estas premissas que, certamente, continuaremos a promover um futuro mais harmonioso e participativo para todos.