Notícias

CulturaData da notícia: 1 Março 2013

Dia Mundial do Teatro

Dois espetáculos distintos assinalaram a data

O município de Ansião e o teatro Olimpo voltaram a colaborar, desta vez com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemorou a 27 de Março mas que, em Ansião, valeu sobretudo por dois excelentes espetáculos nos dias 28 e 29.
O primeiro desses espetáculos, na quinta-feira, dia 28 de março, permitiu ao público de Ansião recordar "O País dos Decretos", uma farsa satírica que faz há vários anos parte do cardápio cénico que o Teatro Olimpo proporciona aos seus seguidores. Esta peça retrata a vida de um país imaginário, perdido algures no espaço e no tempo, povoado apenas por três habitantes: uma jovem varredora que limpa o lixo do chão, uma velhinha limpadora do pó e um pujante chefe que assenta a sua liderança no supremo poder dos seus decretos. Tudo aparenta harmonia até ao dia em que um dos subordinados decide derrubar o chefe, precipitando uma revolução. O texto e a encenação são de Casimiro Simões.
No dia seguinte, Sexta-feira, dia 29 de março, e também às 21h30, o Grupo Semente do Eixo, de Aveiro, apresentou a comédia "O Fado da Vida". Numa encenação rubricada por Rui Vieira, o grupo aveirense presenteou o muito público com um espetáculo de cariz musical, construído a partir de textos de diversos autores portugueses, sendo que o denominador comum era obviamente o fado, esse grandioso e indescritível património cultural nacional que, para além de muito bem cantado, foi também dançado e satirizado.