Notícias
CulturaData da notícia: 2 Abril 2013
Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas/ Ansião
Livro foi apresentado este Sábado
O auditório municipal de Ansião acolheu a 6 de Abril, a apresentação de mais um livro da série Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas, da autoria de Mário Rui Simões Rodrigues e Saul António Gomes, e dedicado a Ansião.
Nas palavras de João Marinho dos Santos, Coordenador Científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, « Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas podem concorrer (...) para a identificação de sítios e lugares que albergaram pequenas comunidades humanas, inseridas em configurações de espaços físicos, etnográficos, económicos, político-administrativos, culturais, mentais, hagiográficos que, eventualmente, continuamos a desconhecer e que, no entanto, suportam o corpo e a alma do Portugal mais profundo.»
Saul António Gomes nasceu em Leiria em 1963, é doutorado em História e leciona na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Membro Correspondente da Academia Portuguesa da História e foi Prémio Gulbenkian de Ciência, em 1999, pela sua obra, em coautoria com Cristina Pina e Sousa, Intimidade e Encanto. Quanto a Mário Rui Simões Rodrigues nasceu em Angola em 1967 e licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e em Direito, pela Faculdade de Direito da mesma Universidade.
A apresentação deste volume das Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas esteve a cargo do historiador Ansianense, Manuel Augusto Dias.