Notícias
CulturaData da notícia: 12 Agosto 2013
Arquivo Municipal de Ansião
Novo serviço apresentado a 9 de agosto.
O Arquivo Municipal do Município de Ansião, tornado público a 9 de agosto, por ocasião da abertura das Festas do Concelho, visa assegurar o serviço de leitura pública para a documentação à guarda do Arquivo, assim como satisfazer as necessidades de consulta dos serviços municipais.
Para atingir este objectivo houve que recolher, inventariar e conservar para melhor gerir e difundir a informação pertinente, quer na sua fase de interesse administrativo com valor probatório, quer na fase em que a documentação de conservação definitiva vai ganhando um valor de carácter histórico-cultural.
Breve História
O Edifício dos Paços do Concelho albergou, para além dos serviços do município, outros serviços públicos, nomeadamente, o Tribunal, a Conservatória do Registo Civil, o Notário e a Repartição de Finanças. Na década de oitenta e noventa estes serviços públicos conquistam espaços autónomos, estando, assim, criadas as condições para melhorar o armazenamento da documentação.
No ano de 2000, O Município beneficiou do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais programa PARAM, nos programas de aquisição de equipamentos básicos - estanteria e mobiliário. Este programa veio permitir melhorar as condições do espaço e beneficiar de acompanhamento técnico do Arquivo Distrital de Leiria.
O Arquivo foi instalado em espaço próprio, no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho. A criação deste espaço consistiu nas obras de remodelação, permitindo que o Arquivo fosse composto pelos seguintes espaços: depósito com 4 salas, sala de tratamento técnico, sala de leitura, átrio e recepção.
Documentação
A documentação existente no Arquivo Municipal está em processo de tratamento. Relativamente à documentação histórica, esta encontra-se parcialmente registada na publicação: Recenseamento dos arquivos locais câmaras municipais e misericórdias: Inventário do Património Móvel ; coord. geral José Mariz, Distrito de Leiria. - 1997.
Esta publicação é um primeiro instrumento de pesquisa e documento de trabalho, apresentando, no entanto, algumas falhas e lacunas dadas as circunstâncias especiais em que foi elaborada.
Este ano, 2013, concluiu-se o inventário do Fundo da Administração do Concelho. Com este instrumento de pesquisa procuramos contribuir para a divulgação da história do Município de Ansião, das suas instituições e dos seus costumes.
O Arquivo Municipal de Ansião é constituído pelos conjuntos documentais:
- Câmara Municipal de 1825 à actualidade
- Administração do Concelho de 1835-1937
A criação e desenvolvimento de instrumentos e meios que possibilitam o acesso aos documentos e à informação são condições fundamentais para que o arquivo possa servir o utilizador, dando resposta às suas necessidades informativas.
O Arquivo Municipal disponibiliza os seguintes serviços ao munícipe:
Serviço de Leitura: Sala de consulta, aberta ao público e gratuito;
Informação Documental: pesquisa de informação, apoio documental e emissão de certidões.
Reprodução de Documentos: digitalização e fotocópias.
Condições de utilização: admite a consulta da documentação histórica e documentação actual de acordo com as normas de funcionamento.