Notícias

Ação SocialData da notícia: 11 Setembro 2013

Projeto Igualdade Positiva

Município de Ansião promoveu seminário

O município de Ansião promoveu na tarde de 18 de setembro, quarta-feira, o seminário de abertura do seu projeto Igualdade Positiva, que foi a primeira ação visível do protocolo de colaboração assinado a 8 de fevereiro deste ano entre o município de Ansião e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Composto por diversas fases, o trabalho entre as duas entidades iniciou-se com este seminário de apresentação do projecto, em que participaram também representantes de diversas outras entidades concelhias. 

No desenvolvimento deste projecto seguir-se-á um diagnóstico inicial, observando se a igualdade de género está explícita nos procedimentos internos e na rotina diária do município. Seguir-se-ão ações de formação destinadas a colaboradores da entidade, no sentido de esclarecer situações indutoras de desigualdade, bem como de desmistificar estereótipos e crenças nesta matéria. No seguimento destas ações, será elaborado um plano interno de intervenção, no sentido de implementar medidas sugeridas.

Quanto ao seminário propriamente dito, o presidente da câmara municipal de Ansião, Dr. Rui Rocha, deu as boas vindas aos participantes pelas 14h00, a que se seguiu a apresentação do enquadramento do projeto, pela coordenadora Dra. Sandra Mendes. O projeto foi depois apresentado pela Dra. Nádia Veiga, que versou os objetivos do projeto, os parceiros e a sua intrevenção, a contextualização da temática da Igualdade de Género e de Oportunidades e as diversas dimensões da Igualdade de Género.
O portal do projeto foi apresentado pelo Eng. Hugo Batista, a que se seguiu o tema Igualdade de Género na Administração Local e nas Empresas- contributos e desafios, apresentado pela Dra. Nádia Veiga e que englobou os aspetos positivos da implementação de um Plano para a Igualdade e as mudanças estruturais e culturais que implicam essa implementação.
O encerramento dos trabalhos aconteceu cerca das 17h00.

Apoiado pelo QREN através do POPH, o protocolo para a promoção da Igualdade de Género tem um valor de 30.000 Euros, contando com a Índice ICT & Management, Lda como entidade parceira para desenvolvimento do projeto.