Notícias
Data da notícia: 26 Novembro 2013
Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Município de Ansião sensibiliza para problema crescente da nossa sociedade.
No dia 25 Novembro celebrou-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e a Câmara Municipal de Ansião assinala esta data sensibilizando a população do concelho de Ansião com base no princípio de que toda a ação de violência é uma grave violação dos Direitos Humanos.
Especificamente à violência contra as mulheres, podemos apontar a violência doméstica, que abarca comportamentos utilizados num relacionamento, por uma das partes, sobretudo para controlar a outra. No que diz respeito a este crime violento, refira-se que no 1º semestre deste ano vitimou 20 mulheres em Portugal.
A violência doméstica é crime, e é dever de todas e todos as cidadãs e cidadãos denunciar casos de agressão e combater este fenómeno que é um dos mais graves problemas sociais que atualmente vivenciamos.
A violência doméstica vitimiza mulheres, mas também os filhos e filhas destas vítimas que assistem aos atos de violência nas suas casas.
O Observatório de Mulheres Assassinadas – UMAR revela que em 2013 as vítimas mortais de violência doméstica eram mulheres com idades compreendidas entre os 51 e os 64 anos de idade, a maioria das vítimas são esposas/companheiras dos homicidas ou ascendentes diretas. O homicida é maioritariamente homem, marido/ companheiro ou descendente direto, com idade compreendida entre os 24 e os 65 anos de idade e em situação de desemprego.
Analisando a motivação/ justificação do crime, o contexto de violência doméstica é apontado em 30% dos casos. Para além disso surgem identificadas como motivações para a prática do homicídio, o alcoolismo e/ou outras dependências, compaixão pelo sofrimento da vítima, pedido de divórcio, problemas financeiros e questões relacionadas com a saúde mental do homicida.
A maioria dos crimes é cometida com o uso de armas de fogo e por espancamento.
Conclui-se que, à semelhança de anos anteriores e em média, são assassinadas 3 (três) mulheres por mês em Portugal no contexto da conjugalidade, relações de intimidade ou relações familiares privilegiadas.
Estes dados revelam a urgência de actuação por todos e todas nós.
Diga Não à Violência!
Assista a um vídeo sobre o assunto, clicando na imagem seguinte.
DENÚNCIE!
APAV - 707 20 00 77