Notícias

CulturaData da notícia: 28 Novembro 2013

Virgínia Estorninho apresenta exposição de arte sacra

Madeira e Porcelana Fria no centro cultural de Ansião

A sala polivalente do centro cultural de Ansião acolheu, até 7 de janeiro de 2014, uma exposição de Virgínia Estorninho, contemplando peças de arte sacra em madeira e também a vida de Jesus, num conjunto de 30 peças em porcelana fria.

Nascida a 6 de Maio de 1944 em Souropires – Pinhel, Maria Virgínia Estorninho é uma autodidacta na arte de trabalhar a madeira, transformando o tosco em peças figurativas e representativas do sagrado.

Realizou a sua primeira exposição em Azambuja, em 2000, seguindo-se muitas outras e tendo hoje obras suas em diversos museus, nomeadamente Museu Sebastião Arenque em Azambuja, Museu Municipal de Almeida, Casa da Cultura da Meda, Museu de Arte Sacra de Pombal, Casa Museu Teixeira Lopes em Gaia e Museu de Arte Sacra em Chaves, bem como em diversas colecções particulares em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.

Mais recentemente, por impossibilidade física de trabalhar a madeira, começou a modelagem em porcelana fria, realizando trabalhos igualmente no âmbito do sagrado que, agora, puderam ser visitados também em Ansião.