Notícias
Data da notícia: 6 Dezembro 2013
II Encontro Intermunicipal de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
Ansião acolheu iniciativa regional
O auditório municipal de Ansião acolheu a 13 de dezembro o II Encontro Intermunicipal das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, organizado em parceria pelos municípios de Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande e respetivas comissões municipais de proteção de crianças e jovens.
Sob o tema genérico Novos Filhos, Novos Desafios, este II Encontro iniciou-se pelas 9h00 com a receção aos participantes, seguindo-se a sessão de abertura, com as presenças do Dr. Rui Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Ansião, da Dra. Maria de Fátima Duarte, em representação do Presidente da CPCJ de Ansião, do Juíz Conselheiro Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens e da Dra. Maria do Céu Mendes, Diretora do Centro Distrital de Leiria.
O painel da manhã foi moderado pela Dra. Célia Cristina Freire e o primeiro tema foi Novas Famílias, Residência alternada no masculino, apresentado pela Dr.ª Sofia Marinho, professora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Depois foi apresentado o tema Violência Doméstica entre pais e filhos, apresentado pela Dr. ª Maria de Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens. A terminar as apresentações da manhã foi apresentado o tema Tecer a Prevenção, pela Dra. Noémia Bandeira, também da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens. A manhã terminou com um período de debate.
Durante a tarde a moderadora foi a Dra. Sandra Duarte, Representante da segurança Social nas CPCJ da zona Norte do Distrito de Leiria. O primeiro tema apresentado foi A Adoção, pela Dr.ª Elisabete Moita, da Segurança Social. Depois foi apresentado o Apadrinhamento Civil, pela Dr.ª Isabel Confraria – Procuradora do Circulo Judicial de Pombal. Uma série de testemunhos precedeu o debate, que se iniciou já perto das 17h00. Seguiu-se a sessão de encerramento deste II Encontro Intermunicipal das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
Destinado a técnicos com intervenção na área social e à comunidade em geral, este Encontro suscitou grande interesse, com o auditório municipal a apresentar-se repleto ao longo do dia de trabalhos.