Notícias

Desenvolvimento EconómicoData da notícia: 1 Abril 2014

Indústria têxtil de Avelar mais próxima da viabilização

Entrega de certificados da medida Vida Activa e assinatura de contratos de trabalho

Aconteceu esta terça-feira, 1 de Abril, um passo decisivo para a reabilitação da indústria têxtil de Avelar, com a cerimónia de entrega de certificados de formação profissional a 86 pessoas, no âmbito da medida formativa Vida Activa. Destes formandos e formandas, 61 vão assinar contrato de trabalho com a empresa Avelmod -Têxtil, S.A. que adquiriu as fábricas recentemente, para funções na área da confeção, enquanto que os e as restantes 25 deverão frequentar provisoriamente outra ação de formação direcionada para a tecelagem, estudando a empresa a possibilidade de investir também nesta área.

A atestar a importância deste momento estiveram as presenças do presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Jorge Gaspar e do presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação, Miguel Cruz. Também presentes estiveram os dois principais obreiros deste processo de recuperação, o empresário Francisco Batista e o presidente da Câmara Municipal de Ansião, Rui Rocha que, com intervenções incisivas e marcadas pela emoção, recordaram o longo processo necessário até se chegar a este momento.

Na mesma sessão foi assinado o protocolo de cooperação, aprovado em reunião da câmara municipal de Ansião do passado dia 28 de março, precisamente com a empresa Avelmod-Têxtil S.A., no sentido da instalação do Museu da Indústria Têxtil em Avelar. Esse protocolo prevê a aquisição do espaço pelo município, num valor de rondar os 71.960 euros. O apetrechamento do museu e as obras necessárias ficarão pendentes de um eventual acesso a financiamento comunitário. Uma das cláusulas do referido protocolo é o compromisso, por parte da empresa, de criar e manter 200 postos de trabalho ativos num período mínimo de 3 anos. Neste momento a empresa emprega cerca de 50 pessoas, que somadas às 61 que vão assinar contrato perfazem as cerca de 110 que a empresa estava obrigada a manter, por força do acordo de aquisição das antigas empresas. Para cumprir esta nova cláusula do protocolo com o município, a empresa terá ainda que contratar mais cerca de 90 pessoas. Esforços conjuntos e consertados, devidamente sublinhados por todos os presentes, no sentido de permitir a viabilização da indústria têxtil de Avelar e também de atenuar o desemprego em toda a Região.