Notícias

Ação SocialData da notícia: 29 Outubro 2014

Encontro Nascer e Crescer em Pleno

Parentalidade plena discutida em Ansião

O auditório do centro cultural de Ansião acolheu, a 28 de novembro, o Encontro Nascer e Crescer em Pleno, organizado em parceria pelo Município de Ansião e a Unidade CC Nabão do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACESPIN). A manhã iniciou-se com a sessão de aberura e, de seguida, um painel intitulado Preparação para o Nascimento e Parentalidade: Modelos de Intervenção, moderado por Maria de Lurdes Anastácio dos Santos, da Direção de Enfermagem do ACES PIN, detentora da especialidade de Saúde Materna e Obstétrica. Englobou comunicações sobre o Programa Neonatal: Projeto Escola de Pais e Preparação para o Nascimento, por Ana Roque, Fisioterapeuta URAP e Carlota Nunes, Enfermeira Especialista de Saúde Comunitária; A Experiência do Centro de Saúde de Tábua, por Eduarda Albergaria, Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica; UCC Dr. Arnaldo Sampaio ACESPL “Somos Pais. E agora?”, por Isabel Jácome, Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica  e ACES DÃO LAFÕES (USF Viriato, USF Alves Martins e URAP), por Paula Areias, Enfermeira Especialista de Saúde Materna e Obstétrica e Pedro Casaquinha, Fisioterapeuta URAP.

Já depois de almoço foi apresentado o painel Parentalidade: Um Desafio para Todos, moderado por Célia Freire - Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ansião e Vereadora da Ação Social e Saúde. Este painel incluiu comunicações sobre “Tornar-se pais na era dos bebés perfeitos”: Trajetórias de adaptação individual e conjugal face à ocorrência de experiências reprodutivas adversas, por Ana Fonseca, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Parentalidade Positiva : Desafios à intervenção”, por Júlia Carvalho, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e “O poder local e a promoção de saúde”, por Isabel Loureiro, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

O encerramento deste Encontro Nascer e Crescer em Pleno acontece pelas 17h15, depois de um momento musical proporcionado pelo Coral Ansianense.