Notícias
Assembleia MunicipalData da notícia: 28 Novembro 2014
Orçamento e grandes Opções do Plano para 2015
Documentos previsionais aprovados em Assembleia Municipal
O orçamento do município de Ansião para 2015 foi aprovado a 28 de novembro, em sede de Assembleia Municipal. Trata-se de um documento no valor de 10,2 milhões de euros, superior em 700.000 euros ao orçamento de 2014.
Em termos de investimentos diretos da autarquia, sem recurso a qualquer fonte exterior de financiamento, destacam-se a beneficiação da rede viária municipal, no valor de cerca de 1 milhão de Euros, e a conclusão do estádio municipal, designadamente com a construção das bancadas, que orça em cerca de 400.000 euros. Outra medida prevista é a redução, pelo segundo ano consecutivo, do preço por m2 nos 14 lotes ainda disponíveis no Parque Empresarial do Camporês, cujo valor se cifra assim em 5€/m2. Uma medida que, complementada pela redução em 50% dos custos com taxas municipais devidas pelo licenciamento de operações urbanísticas no Parque Empresarial, visa tornar mais atrativa a fixação de investimento, instalação de empresas e consequente criação de postos de trabalho.
Ainda em termos de incentivos, as coletividades do concelho detentoras de sede própria serão compensadas pelo município em valor igual ao do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), num incentivo ao seu trabalho mas também como reconhecimento do município pelo seu importante contributo para o dinamismo social, cultural e desportivo do concelho.
Uma componente ainda não definitiva deste Orçamento prende-se com as expectativas que resultem da abordagem ao próximo Quadro Comunitário de Apoio, vulgo Portugal 2020. Ainda assim, o executivo liderado por Rui Rocha aponta desde já o saneamento básico como uma área prioritária de intervenção, estimando em 7 milhões de Euros as necessidades de investimento nesta área, para os próximos anos.
Uma exposição exaustiva dos documentos e um debate bastante participado contriburam para as 4 horas e meia de duração desta Assembleia Municipal, em que estes documentos previsionais para 2015 foram aprovados com 15 votos favoráveis dos deputados municipais Social-democratas e a abstenção dos deputados eleitos pelo PS.
Pode consultar os documentos em causa clicando nesta frase.