Notícias
Desenvolvimento EconómicoData da notícia: 10 Abril 2015
AnsiaoInvest
Gabinete de apoio ao investidor apresentado em Ansião
O gabinete AnsiãoInvest, de apoio ao empresário, foi apresentado ao final da tarde de 9 de Abril, no auditório do Centro de Negócios de Ansião, perante dezenas de empresários do concelho. Uma apresentação que se iniciou com as boas vindas por Fernando pinheiro, presidente da AEDA e que prosseguiu com duas comunicações, respectivamente pelo presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, Eng. Vieira Lopes e pelo presidente do Município de Ansião, Dr. Rui Rocha. O Eng. Vieira Lopes iniciou a suai intervenção, defendendo que a competitividade e produtividade das empresas dependem em muito da qualidade da gestão empresarial a qual, por sua vez, é o reflexo do tecido empresarial existente. Colocou a CCP, a que preside, precisamente como um apoio para enriquecer esse círculo, permitindo qualificar quadros gestores e assessorar as empresas em áreas a que nem sempre podem aceder autonomamente. Referiu-se ainda à capacidade associativa das empresas e à capacidade de envolvimento dos Municípios como dois factores essenciais ao desenvolvimento empresarial dos territórios.
O Dr. Rui Rocha, por seu lado, referiu-se ao Parque Empresarial do Camporês como um bom exemplo do envolvimento positivo do Município de Ansião, salientando os 6 milhões de Euros de investimento público já ali aplicados desde a sua génese, em 1992, mas salientando a coragem e espírito empreendedor dos empresários ali instalados como a chave para a presença de 50 empresas e de cerca de 500 postos de trabalho. Exemplificou de seguida com os preços reduzidos tanto de terrenos como de taxas, praticados pelo Município de Ansião, enquanto incentivos à fixação de empresas. O Dr. Rui Rocha referiu-se de seguida ao gabinete AnsiãoInvest, defendendo a delegação do contacto directo com os empresários numa estrutura mais vocacionada para tal, como é o caso da AEDA, reservando-se o Município um papel de apoio presente mas menos directo. Defendeu ainda este gabinete como um instrumento fundamental na simplificação burocrática dos processos relacionados com a criação de empresas e no acesso a apoios para as já existentes.
De seguida, o Vice-Presidente da AEDA, Dr. Hugo Bairrada, apresentou o gabinete AnsiãoInvest, enumerando os seus objectivos que passam, desde logo, por apoiar os empresários em termos de conhecimento legislativo e aproveitamento de oportunidades de financiamento. Objectivos que conduzem à fixação de empresas no concelho e, em última análise, à criação de emprego. Um apoio que se pretende transversa a todas as áreas de actividade e a empresas de todas as dimensões, existentes ou em fase de projecto. Apresentou de seguida os parceiros do AnsiãoInvest que são, na vertente técnica, a Sicó Formação S.A. e a Profiforma Lda. e, na vertente de apoio, a CPP e a CEARTE. A sessão terminou com a assinatura do protocolo de criação do AnsiãoInvest por parte dos representantes das entidades envolvidas.