Notícias

Sociedade ConhecimentoData da notícia: 30 Abril 2015

Programa APROXIMAR

Ansião vai ter uma Loja e cinco Espaços do Cidadão

O Município de Ansião aderiu esta Quarta-feira, 29 de Abril, ao Programa Aproximar, da Agência para a Modernização Administrativa. Esta iniciativa do Governo, que visa uma maior disponibilidade e proximidade dos serviços públicos aos cidadãos, permitirá a criação, no caso específico de Ansião, de cinco Espaços do Cidadão, que podem ser definidos por estruturas de prestação de serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas. Estes Espaços do Cidadão localizar-se-ão especificamente no edifício dos Paços do Concelho, em Ansião, e nas sedes de freguesia de Avelar, Chão de Couce, Pousaflores e Santiago da Guarda.

No processo de instalação destes Espaços do Cidadão, compete à Agência para a Modernização Administrativa garantir, entre outros aspectos, a aquisição e instalação de mobiliário, de equipamentos e do hardware e software necessários. Já a disponibilização e eventuais necessidades de adaptação dos espaços e a afectação dos recursos humanos necessário são, entre outras, responsabilidades do Município.

Cada um dos Espaços do Cidadão será acessível a pessoas com mobilidade Condicionada e terá dois postos de atendimento. Os serviços a disponibilizar nestes Espaços do Cidadão abrangem áreas como as do Ministérios das Saúde, do Ministério das Finanças, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes ou do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, entre muitos outros.

A um outro nível, está ainda prevista a instalação de uma Loja do Cidadão no edifício do Palácio da Justiça de Ansião, sendo esta uma intervenção de responsabilidade directa da Agência para a Modernização Administrativa e que deverá incluir serviços da Autoridade Tributária, Segurança Social e Registos e Notariado.