Notícias

DesportoData da notícia: 6 Julho 2015

Volta a Portugal do Futuro 2015

Ansião saiu à rua para aplaudir final de etapa

 

A vila de Ansião esteve em destaque no primeiro dia da Volta a Portugal do Futuro 2015, com uma etapa inicial integralmente disputada nos concelhos das terras de Sicó e com a meta instalada na avenida Coronel Vitorino Henriques Godinho, junto ao Centro Cultural de Ansião.

Uma etapa de 137,7 quilómetros, com início em Pombal e metas volantes instaladas em Soure, Condeixa-a-Nova e Penela, que seguiu depois por Alvaíazere e daí para Ansião, onde o pelotão passou uma primeira vez pela meta e seguiu por Constantina, Ribeira do Açor, Fonte Carvalho, Lagarteira, Sobreiro, Torre de Vale de Todos, Freixo, Venda do Brasil, Sarzedela e Ansião. Uma etapa que Illya Klepikov (ISD) venceu isolado. O ucraniano de 21 anos, medalha de prata nos Campeonatos da Ucrânia Sub 23, alcançou em Ansião a primeira vitória da sua carreira, com um ataque a 3.000 metros do final sobre os quatro companheiros de uma fuga que começou bem antes, na serra de Alvaíazere. O russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinkx) foi segundo classificado a 21 segundos e o português César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) foi terceiro com o mesmo tempo.

Para além de conquistar a primeira Camisola Amarela, Illya Klepikov lidera também a classificação por pontos. César Martingil foi o melhor jovem e vestiu a Camisola Branca. Com um único Prémio de Montanha em discussão neste primeiro dia, o também ucraniano e colega de equipa do vencedor da etapa, Anatoliy Budyak, envergou a Camisola Azul. A etapa de amanhã liga Alvaiázere a Oliveira do Hospital, numa distância de 135 quilómetros.