CulturaData da notícia: 5 Novembro 2015

Rede de Bibliotecas de Ansião

Protocolo assinado e Embaixadores apresentados

Foi assinado ao final da tarde desta Quarta-feira, no auditório municipal de Ansião, o protocolo de colaboração que institui a Rede de Bibliotecas de Ansião. Foram signatários o Município de Ansião, representado pelo seu presidente, Dr. Rui Rocha, o Agrupamento de Escolas de Ansião, Dra. Ermelinda Mendes e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere, Prof. José Alberto Afonso, num acto presenciado pela Dra. Ana Teresa Santa Clara, em representação da Rede de Bibliotecas Escolares.

Este protocolo veio formalizar a constituição da uma rede de âmbito concelhio que, na prática, vem já sendo estabelecida por estas entidades nos últimos anos. Paralelamente foi apresentado o novo portal de Internet desta Rede de Bibliotecas, com a Dra. Teresa Ramos, técnica superior responsável pela Biblioteca Municipal de Ansião, a demonstrar as principais virtudes desta nova ferramenta, disponível em www.cm-ansiao.pt/rbe . Outro projecto apresentado chama-se Escola + Igual e foi descrito pela Dra. Dúnia Palricas. Um projecto que visa sensibilizar desde tenra idade para a problemática da igualdade de oportunidades, mormente entre géneros.

Mas o momento alto deste acto terá sido, além da assinatura do já referido Protocolo, a apresentação de um grupo de crianças que serão, doravante, Embaixadores da Leitura nesta Rede de Bibliotecas. Provenientes de diversas escolas do concelho e finalistas no final do Ano Lectivo transacto do concurso Ler é Altamente serão doravante parceiros da Rede de Bibliotecas de Ansião, designadamente participando em diversos momentos culturais e assumindo o seu papel de incentivadores à leitura, junto dos seus colegas. O projecto Ler é Altamente foi também alvo de atenção, tendo sido apresentado pelas Prof.ªs Bibliotecárias Dra. Maria José Peres e Dra. Conceição Ferreira.