Assembleia MunicipalData da notícia: 25 Novembro 2016

Orçamento e Grandes Opções do Plano 2017

Documentos previsionais do Município de Ansião aprovados em Assembleia Municipal.

Foram aprovados esta Sexta-feira em Assembleia Municipal, com os votos favoráveis da maioria Social-Democrata e abstenção do PS, os documentos previsionais do município de Ansião para o ano de 2017. O Orçamento de 2017 fixa-se em 11.351.799€ e prevê a continuidade do esforço de desanuviamento das finanças municipais, iniciado em 2009 e que se traduz volvidos estes anos, entre outros, por uma redução da dívida em mais de 54%, uma execução orçamental anual (da receita e da despesa) muito próxima dos 100%, a inexistência de pagamentos em atraso e um prazo médio de pagamentos, calculado pela Direcção Geral das Autarquias Locais, em 18 dias. Dados positivos e sublinhados, nesta mesma semana, pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Das Grandes Opções do Plano destacam-se os investimentos na reabilitação urbana da vila de Ansião, inserida na estratégia PARU- Plano de Acção para a Regeneração Urbana, a reabilitação da escola EB1 de Alvorge, a requalificação do Centro do Alvorge e do adro da Igreja de Chão de Couce, a criação do Loteamento Municipal de Santiago da Guarda, a ampliação das redes de saneamento das freguesias de Chão de Couce e Santiago da Guarda, a reabilitação do Mercado Municipal, a musealização do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e a ampliação do Parque Empresarial do Camporês. Aliás os incentivos à fixação de empresas, por um lado, e à reabilitação de prédios urbanos, por outro, são duas das marcas mais fortes dos documentos agora aprovados.

Numa sessão com cerca de quatro horas e meias de duração, Rui Rocha sublinhou o reconhecimento, nas intervenções por parte da bancada do PS, da melhoria de uma série de indicadores na saúde financeira do Município, considerando que o conteúdo dessas intervenções era “muito pouco para não votarem favoravelmente estes documentos”.