TurismoData da notícia: 29 Novembro 2016

Pastel de Pinhão

Novo concurso pretende valorizar produtos endógenos

O Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração (CLDS 3G) de Ansião, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião e a Associação Empresarial de Ansião (AEDA), pretende criar um novo produto identificativo do concelho, na área da doçaria: o Pastel de Pinhão. Para esse efeito é apresentado um concurso que tem como grandes objectivos promover, premiar, valorizar e divulgar um pastel que se torne característico do concelho de Ansião, dinamizando assim igualmente o sector económico local. Sensibilizar a população para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial do pinhão, é outra das intenções deste concurso, aberto a qualquer pessoa residente no concelho de Ansião, bem como a estabelecimentos de panificação e/ou pastelarias, com sede no concelho. Cada participante deverá apresentar a concurso apenas um pastel, original e em que o pinhão esteja obrigatoriamente incluído.

A ficha de inscrição está disponível no serviço de atendimento da Câmara Municipal, na sede da AEDA e em www.cm-ansiao.pt. Depois de preenchida, a mesma deve ser entregue na Câmara Municipal ou enviada para o endereço turismo@cm-ansiao.pt

Os pastéis a concurso devem ser entregues entre as 14h30 e 17h30 do dia 13 de Janeiro de 2017, no Auditório Municipal, acompanhados da receita do pastel, onde constem obrigatoriamente os ingredientes, quantidades e processos de confecção. Cada participante deverá entregar 5 exemplares do pastel com que concorre, para a apreciação por parte do júri.

O Júri irá então eleger o pastel vencedor, dando a conhecer a sua decisão até às 21h00 do mesmo dia. Utilização de produtos regionais, sobretudo do pinhão, originalidade, sabor e apresentação, viabilidade de comercialização do pastel e condições de conservação e durabilidade são os critérios a avaliar, podendo o júri entender ainda premiar outro critério que considere, de forma fundamentada, relevante.

Para além do certificado de participação a todos os concorrentes, o vencedor receberá embalagens próprias para comercialização do pastel, apoio na divulgação e promoção do produto e cedência de um stand na Feira dos Pinhões 2017, que acontece a 28 e 29 de Janeiro. Desafio aliciante num tempo em que o gosto pela gastronomia é presença constante no quotidiano, fica o convite à participação.

Consulte o Regulamento do Concurso clicando nesta linha.

Aqui faça o download da Ficha de Inscrição e da Ficha Técnica.

Participe!