Notícias

TurismoData da notícia: 28 Janeiro 2017

Feira dos Pinhões 2017

A Feira dos Pinhões 2017 acontece a 28 e 29 de Janeiro, prolongando uma tradição iniciada no século XVII e fortemente renovada nos últimos anos.

A Feira dos Pinhões 2017 acontece a 28 e 29 de Janeiro, prolongando uma tradição iniciada no século XVII e fortemente renovada nos últimos anos. Realizada em torno da Praça do Município de Ansião, a Feira dos Pinhões 2017 conta, além da presença de produtores e expositores do que de melhor se faz na região, com um programa cultural vasto, que garante animação ao longo dos dois dias. Animação que começa logo na manhã de Sábado, com o grupo Ca’Gaita a trazer música às ruas de Ansião, enquanto ao mais novos têm à sua disposição pinturas faciais e moldagem de balões.

Depois, durante a tarde, acontece a abertura oficial da Feira, adiada para as 16h30, seguida da presença do folclore do concelho: primeiro o Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra do Mouro, e depois o Rancho Folclórico Flores da Serra, da Lagoa Parada. Ao folclore segue-se a apresentação do livro Na Mochila dos 14- Cartas com Lágrimas, de Filipe Antunes dos Santos, adiada para as 18h30. Ao final do dia a partir das 21h30, no Centro Cultural de Ansião, o palco pertence ao Teatro Olimpo, que celebra durante todo o mês de Janeiro os seus 20 anos e apresenta Nem Louco, Nem Morto, ao público Ansianense.

Quanto ao Domingo, e como vem acontecendo há alguns anos, a Feira dos Pinhões como que sai de Ansião e é apresentada a todo o Portugal através  do programa Somos Portugal, da TVI, com transmissão em directo da Praça do Município a partir das 12h15.

Animação, música, doces, compotas e licores de Sicó, queijo Rabaçal, vinho Terras de Sicó, mel Serra de Sicó, azeite Terras de Sicó, enchidos Sabores de Sicó e artesanato típico compõem portanto esta Feira, além de vendedeiras das famosas fiadas de pinhões. Dois dias de celebração da cultura e dos produtos populares, a 28 e 29 de Janeiro, em Ansião.