TurismoData da notícia: 13 Janeiro 2017

Este é o melhor Pastel de Pinhão!

No seguimento do concurso lançado para eleger o melhor pastel de pinhão, foi anunciada esta Sexta-feira, como vencedora, de entre as nove concorrentes, a proposta apresentada pela ETP Sicó.

Este concurso, iniciativa do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração (CLDS 3G) de Ansião, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião e a Associação Empresarial de Ansião (AEDA), tinha como principal objectivo criar um novo produto identificativo do concelho, dinamizando assim igualmente o sector económico local. Sensibilizar a população para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial do pinhão, foi outra das intenções deste concurso, aberto a qualquer pessoa residente no concelho, bem como a estabelecimentos de panificação e/ou pastelarias, com sede no concelho. Utilização de produtos regionais, sobretudo do pinhão, originalidade, sabor e apresentação, viabilidade de comercialização do pastel e condições de conservação e durabilidade foram os critérios avaliados. No caso da proposta vencedora, o Júri referiu que prevaleceu o sabor e o potencial de afirmação como produto genuíno identificador do Concelho, reconhecendo no entanto algumas propostas com apresentação muito interessante.

Para além do certificado de participação a todos os concorrentes, o vencedor receberá embalagens próprias para comercialização do pastel, apoio na divulgação e promoção do produto e cedência de um stand na Feira dos Pinhões 2017, que acontece a 28 e 29 de Janeiro.