TurismoData da notícia: 7 Agosto 2017

Festas do Concelho de Ansião 2017

Bem Vindos!!!!

As Festas do Concelho são na verdade, em 2017, três eventos distintos: além das Festas, acontece um Encontro de Jovens de Cidades Geminadas e as celebrações dos 25 anos de Geminação entre Ansião e Erbach. Três eventos distintos que se cruzam e compõem um programa muito intenso, entre 7 e 14 de Agosto, com as Festas propriamente ditas a acontecerem entre 9 e 13.

Os dois eventos de cariz internacional têm programas próprios mas, quanto às Festas do Concelho, iniciaram-se na Quarta-feira, com uma noite da Juventude na Mata Municipal em que participaram os Outliners, Ropa na LIscívia, Dama & os Vagabundos e .antonio. Pelo meio os jovens participantes no Encontro Internacional de Jovens apresentaram em palco o seu contributo musical para essa noite. A terminar a noite esteve ainda o dj Ricardo Coimbra.

A Quinta-feira 10 de Agosto foi o Dia da Geminação, com o programa a focar os 25 anos de união entre Ansião e Erbach. Programa que se iniciou no centro cultural de Ansião com  a sessão evocativa do aniversário de Geminação, a apresentação de uma exposição sobre estes 25 anos de parceria e o lançamento de um livro sobre o mesmo assunto. Depois foi inaugurada uma placa alusiva na rua de Erbach e o jantar foi ao ar livre na Mata Municipal e juntou produtos Portugueses e Alemães. Ali actuou também Elsa Gomes e a sua banda, seguida de um baile pelos Só Ritmo.

Na Sexta-feira, 11 de Agosto, o programa iniciou-se com a sessão solene de abertura das Festas do Concelho, às 18h00, na qual foi evocado também o 25º aniversário da geminação entre Ansião e Erbach e a visita à Mostra de Atividades Económicas. Paralelamente decorreu na Piscina municipal de Ansião o festival Os Meus Mergulhos, que assinala também o aniversário daquele edifício. Houve também teatro, com o Teatro Olimpo a apresentar Os Mentirosos, no Centro Cultural de Ansião. De seguida actuou na Mata Municipal a banda filarmónica da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e, depois Tony Carreira encheu o Campo da Mata com milhares de pessoas, num dos momentos altos das Festas do Concelho 2017. Também no Campo da Mata a DJ L'Ttux e o DJ Rui Rocha (surpresa da noite) abriram o caminho por onde entrou o DJ Diego Miranda, que assegurou batidas fortes madrugada fora.

A Feira dos Poceiros aconteceu na manhã de 12 de Agosto, com a tarde a ser dedicada à Biblioteca Municipal: primeiro celebrou-se o 25º aniversário deste equipamento cultural e inaugurou-se a Sala Políbio Gomes dos Santos. Depois foi apresentado no auditório municipal o livro Conta-me Como Era: Memórias e Tradições, resultante da recolha feita durante o projeto com o mesmo nome junto de utentes de instituições do Concelho. Às 17h30 foi também dado à estampa o livro A Viagem- Reencarnação. Existe?, de Irene Valente.

A noite de Sábado na Mata Municipal contou com a música popular dos Sem Batuta, seguidos pelo concerto dos ÀTOA, novamente no Campo da Mata. Depois, foi a Banda Lux a proporcionar baile pela noite fora.

No Domingo, 13 de Agosto, aconteceu ao final da tarde um festival de folclore na Mata Municipal, no qual participaram o Grupo Folclórico Cantares de Santiago, o Rancho Folclórico de Vila Cã, o Rancho Folclórico Margaridas da Serra, da Serra do Mouro e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça.

Depois, à noite, apresentou-se no mesmo local o Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião. FF e a Orquestra Ligeira de Ansião deram depois um excelente concerto conjunto no Campo da Mata. Nuno Santos animou depois, em jeito de fim de festa, um baile na Mata Municipal.