AmbienteData da notícia: 17 Fevereiro 2017

Aprovado financiamento para ampliação da rede de saneamento de Chão de Couce

Cobertura na freguesia passa de 11% para 74%

Acaba de ser aprovada a candidatura do Município de Ansião ao POSEUR (Plano Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), para ampliação das redes de drenagem de águas residuais de Chão de Couce, num valor total de 1 938 397,14 € de investimento.

A freguesia de Chão de Couce tem uma reduzida cobertura do serviço, já que actualmente apenas 11,3% da população tem acesso à rede de saneamento. A candidatura agora aprovada vem alargar a disponibilidade do serviço a mais 924 habitantes, proporcionando uma cobertura do serviço de águas residuais acrescida para 72,5% na freguesia.

O projeto prevê servir os aglomerados de habitações dos lugares que confluem na sua quase totalidade gravidicamente para a rede existente (Matinho, Freixieira, Pontão, Barroca, Cabecinho, Cômoros, Lameiras, Mata de S. Jorge, Ponte de Freixo, Serra do Mouro, Espinheira, Casal de Baixo, Relvas, Galegas, Amieira, Quinta de Baixo, Pombais, Pedra do Ouro, Moitas, Chão de Couce, Furadouro, Mó, Vila Pouca, Ramalha e Fonte), ficando excluídos os alojamentos dispersos. A ampliação das redes de drenagem de Chão de Couce vai implicar a construção de 24,2 quilómetros de redes de colectores gravíticos, uma estação elevatória, a localizar-se na Mó, e 1023 metros de conduta elevatória. As redes a construir distribuem-se por 16 sub-bacias de drenagem, as quais encaminharão as águas residuais às redes existentes. O projeto inclui a realização dos ramais dos alojamentos abrangidos, num total de 439.

Os alojamentos incluídos eliminarão as soluções individuais de tratamento, designadamente as fossas sépticas particulares, deixando de ser necessária a realização da requisição regular da limpeza aos serviços do Município de Ansião, além do contributo na redução da poluição das massas de águas resultante da utilização de fossas sépticas. Com a realização deste projeto, o Município de Ansião visa a realização da meta de obter 44% do número de alojamentos totais no concelho com serviço de tratamento de águas residuais, actualmente de 38%.